Adultos Iniciantes: Como começar com o pé direito e se Lançar pro Sucesso

As pessoas dizem isso o tempo todo, mas nunca é tarde demais para começar a aprender um instrumento! Como qualquer habilidade, aprender a tocar um instrumento na idade adulta é um processo lento e não uma recompensa imediata. No entanto, sinceramente, vale a pena todo o tempo e o processo. Caso tenha tocado quando criança e queira começar de novo ou esteja começando do zero, temos alguns conselhos práticos para ajudar a preparar os adultos iniciantes para o sucesso.

 

Encontrar um Instrumento

Não importa qual você escolha aprender, começar com o instrumento certo é o segredo. O importante é que tenha um instrumento em boas condições. Trabalhe dentro do seu orçamento, mas não se deixe levar pelo instrumento mais barato que encontrar. Instrumentos baratos geralmente são feitos incorretamente com materiais de baixa qualidade. Esses instrumentos são difíceis de tocar, o que atrapalhará seu progresso e diversão. Tocar um instrumento deve ser divertimento! 

 

Procure Ajuda

Existem maneiras de aprender sozinho, mas é altamente recomendável encontrar um professor. Aprender um instrumento é uma habilidade especializada e fazê-lo sozinho pode ser frustrante. Tenha um professor que pode ajudar a acelerar seu progresso e reforçar bons hábitos. Ele será sua torcida, mentor e alguém que te cobrará responsabilidade. Eles também são um ótimo recurso para perguntas gerais e outras oportunidades de aprendizado.

 

Preparo Psicológico

É comum que iniciantes adultos caiam na armadilha mental da timidez ou da dúvida. Lembre-se: você é um iniciante e isso é ótimo! Todo mundo começa em algum lugar. Certifique-se de praticar diariamente - sim, diariamente - para construir a memória muscular e reforçar as habilidades que você está aprendendo. Também tenha em mente que habilidades ou músicas simples não são ruins. Você não aprende a dirigir sendo colocado em uma rodovia no primeiro dia, e também não aprende a tocar um concerto imediatamente. Existem muitas outras habilidades fundamentais que vêm antes disso.

 

Se você estiver voltando a tocar após um longo período sem praticar, seja paciente consigo mesmo. Você tem uma memória de como as coisas eram e soavam quando você estava tocando ativamente, e não será isso que você ouvirá ou sentirá imediatamente. Voltar ao básico é difícil, mas recompensador, então continue!

 

Dicas finais para iniciantes adultos

 

  • Falei sobre praticar? Pratique! O horário do almoço pode ser uma grande oportunidade, dependendo de onde você trabalha ou estuda.
  • Toque para outras pessoas. Organize um pequeno recital para a família ou amigos e mostre seu progresso!
  • Mais importante ainda, DIVIRTA-SE! Faça disso tudo uma grande aventura.

 

VOLTAR AOS ARTIGOS

VOLTAR PRA LOJA

Artigo publicado originalmente aqui.