Breu estraga?

Breu estraga?

 

Todo músico tem um breu no estojo para ajudar na pegada das cordas. Se você acabou de encontrar um breu velho abandonado em algum case em cima do guarda-roupa, talvez esteja se perguntando: será que breu estraga?

 

Apesar de você levar anos pra usar um breu até o fim (se não deixar cair e transformá-lo em pedaços antes disso, quem nunca?), isso não significa que ele nunca estraga ou vence. Breus podem, infelizmente, estragarem mesmo sendo mantidos em condições ideiais. Quando um breu “vence”, ele se seca, sendo bem menos eficiente para produzir o som desejado. Aqui estão algumas dicas que farão com que você tenha sempre um breu fresco e de alta qualidade.

 

Assorted rosins

 

Há quanto tempo ele está por aí?

 

Existem diferentes tipos de breus que variam em qualidade e preço. Um dos pontos importantes entre um breu que esteja bom ou ruim é quando ele foi feito. Os melhores breus geralmente são mais novos e frescos comparados com os de baixa qualidade que as vezes ficam meses na prateleira até serem adquiridos. Marcas de baixa qualidade também podem produzir um resíduo esbranquiçado que acaba ficando no instrumento.

 

Apesar de não ter uma data de validade nas caixinhas dos breus, existem alguns sinais para saber se seu breu já está estragado precisando de substituição. Se o pacote em que ele está guardado se encontra danificado ou se ele está sendo armazenado de maneira incorreta, a qualidade do breu provavelmente pode estar sendo prejudicada. Além disso, o breu deve estar macio o suficiente a ponto de você conseguir ver o “trilho” por onde a crina está passando em sua superfície. No geral, um breu irá durar cerca de seis meses a dois anos em boas condições.

 

É hora de comprar um novo?

 

Tudo acaba, não é mesmo? E aquele breu que passou anos no case não é uma exceção. Quando precisar de um novo breu para seu violino, viola, cello ou baixo, nós conhecemos o lugar certo. 

 

Aqui na Nostri Cordas oferecemos breus de altíssima qualidade e que estão sempre frescos pois nosso estoque é limitado e sempre tem coisa nova chegando. Visite nossa seção de breus e resinas para escolher o melhor para você.

 

VOLTAR AOS ARTIGOS


VOLTAR PRA LOJA

Artigo publicado originalmente aqui.