Como são feitas as cordas do século 21?

Como são feitas as cordas do século 21?

 

Muitos músicos sabem que as cordas precisam de cuidados e que também precisam ser substituídas regularmente para terem o melhor som, mas será que você sabe como elas são feitas? A história das cordas de instrumentos musicais talvez seja diferente do que você imagina! As primeiras cordas eram feitas a partir dos intestinos de animais. Apesar desse método ter produzido cordas que eram chamadas de “cordas tripa-de-gato”, na verdade nunca foram usados intestinos de gatos (ufa!). Muitas dessas cordas na verdade eram feitas a partir de intestinos de vacas ou ovelhas.

 

Hoje em dia a maior parte das cordas são feitas de aço ou outros materiais sintéticos. Cordas de tripa autênticas ainda são usadas por alguns músicos, incluindo aqueles que se especializam em performance histórica, mas elas não são a norma para grande parte dos músicos. Nos dias modernos há uma grande variedade de tipos de cordas para escolher, cada uma com uma proposta de som diferenciada. Aqui estão algumas dicas de quais tipos de cordas vão trazer o som que você procura, a partir do método de fabricação.

 

Closeup of a violin bridge

 

As cordas modernas

 

Hoje, uma corda é basicamente um fio de diferentes materiais (núcleo) encapado com algum tipo de metal. O núcleo pode ser feito de tripa, aço, ou polímeros sintéticos (o nylon é o mais comumente usado). A qualidade do som é influenciada tanto pelos tipos de materiais usados no núcleo quanto pelo fato do metal usado no encapamento ser sólido ou trançado, por exemplo.

 

Adicionalmente, a maneira como o núcleo é encapado também afeta o som produzido. Se a corda é encapada com poucas camadas de metal, ela produzirá mais volume do que aquelas encapadas com mais camadas. Entender como os materiais influenciam na qualidade de som pode te dar mais controle no tipo de som que você busca criar. Além disso, influencia também no tempo que leva pra corda se adaptar quando instalada pela primeira vez (leia mais sobre o tempo de adaptação aqui).

 

Conte com a Nostri Cordas pra te ajudar a escolher seu próximo jogo de cordas e navegue pelo nosso site pra conhecer diversos tipos de núcleo e encapamento.

 

VOLTAR AOS ARTIGOS

VOLTAR PRA LOJA

 

Artigo publicado originalmente aqui.