O aprendizado da teoria musical

A teoria musical é a língua da música. Ela define seus aspectos fundamentais e cria um sistema para que nós, músicos, nos comuniquemos uns com os outros. Aprender a teoria musical é parte essencial ao seu desenvolvimento e progresso no caminho de ser tornar um músico de sucesso.

 

Se quer escrever uma música, tocar numa orquestra ou se divertir com amigos fazendo música de todas as formas, você precisa saber como “falar” com o outro sobre o que estão criando. E é aí que entra a teoria musical.

 

Assorted instrument accessories

 

Se está se perguntando sobre como aprender teoria musical, pense no processo como se fosse aprender uma nova língua. Primeiro aprenda o alfabeto para que possa formar palavras ao fazer combinações de letras. Depois, aprenda a combinar palavras para formar frases, e frases para criar uma música!

 

Seus primeiros passos em se tornar fluente na teoria musical devem combinar os seguintes rudimentos:

 

* Notação e escrita musical

* Harmonia

* Ritmo e solfejo

* Percepção (ritmica e melódica)

* História da música (é preciso conhecer os grandes mestres para se tornar um)

 

Comece com o básico

 

Teoria musical é, na verdade, um conjunto de conceitos e idéias que te ajudarão a entender melhor como a música funciona e também te mostrará o que soa bem ou mal. No início você deve aprender o alfabeto musical, as notas — do, re, mi, fa, sol, la, si — e entender como elas são representadas na página. Isso é o que chamamos de notação, ou escrita, musical. A partir daí você começará a conectar o que você vê no papel com o que você ouve ou toca.

 

A música é feita de intervalos: as distâncias entre as notas. Intervalos melódicos são quando você toca uma nota após outra; escalas são sequências de intervalos inteiros e meios. As escalas são um conjunto de notas sobre os quais você pode construir melodias e harmonias.

 

Acordes são grupos de notas tocadas ao mesmo tempo. São intervalos harmônicos que, tocados juntos, produzem um som. Esses sons dão estrutura, organização e formato à uma música. Uma série ordenada de acordes é chamada de “progressão harmônica”, a base da música ocidental e da música clássica como conhecemos hoje.

 

Uma música geralmente é tocada num tom específico que é representado pela armadura de clave. A armadura nos diz quais notas serão usadas na música e quais serão os bemóis ou sustenidos; a armadura também nos ajuda a identificar o “centro tonal” de uma música.

 

Coloque seu conhecimento em prática.

 

Aprender os básicos da teoria musical é parte importante da base de toda pessoa que quer dominar um instrumento, especialmente quem deseja se tornar um profissional.

 

Quando dominar o básico, é hora de se aventurar na teoria musical avançada, com o estudo dos acordes diatônicos, escalas menores, arpejos, modos e transposição de acordes. Quanto mais souber de teoria, mais poderá ser criativo na hora de tocar e inúmeros mundos novos a explorar na música aparecerão!

 

Pesquise no YouTube e fale com seu professor sobre a melhor maneira de melhorar ainda mais seus conhecimentos em teoria musical!

VOLTAR AOS ARTIGOS

 

VOLTAR PRA LOJA

Artigo publicado originalmente aqui.