Precisamos cantar! Vem que te conto o porquê.

Sua voz é um instrumento musical único que pode ser usado sem nenhum treinamento especial. Se você é capaz de falar usando a voz, você é também capaz de cantar. Tudo bem que alguns tem mais talento natural que outros, mas qualquer um pode cantar! Fazer aulas de canto pode melhorar o som e a técnica, mas quer você esteja interessado em treino vocal ou não, o ato de cantar trás inúmeros benefícios. É por isso que sempre digo: precisamos cantar mais!

 

Cantar te ajuda a expressar emoções de um jeito que a fala simplesmente não é capaz. Ao utilizar melodia, notas e ritmo, você pode emprestar sentimentos incríveis a uma poesia. Cantar também estimula o cérebro porque ativa regiões associadas à memória (por isso algumas músicas são capazes de te fazer lembrar de sentimentos as vezes esquecidos há muito tempo). E num aspecto físico, o canto já foi associado a diminuição dos batimentos cardíacos e a regulação da respiração, dois pontos importantes no auxílio à redução do stress e da ansiedade.

 

Closeup of a retro-style microphone with a blurred background.

 

Seja um instrumentista melhor

 

Você é corajoso a ponto de cantar em público? Participar de um coral pode te ajudar, mas mesmo que cante sozinho no chuveiro, o canto melhora sua auto-estima e aumenta sua confiança. Se você já toca um instrumento, essa confiança que o canto traz contribui à sua habilidade musical em geral.

 

Cantar também te beneficia como músico porque permite que ouça melodias de um jeito diferente do que quando está tocando seu instrumento. Se você toca violino e quer melhorar um trecho melódico, por exemplo, experimente cantá-lo! Você vai se surpreender com a evolução na afinação e, principalmente, no fraseado.

 

Como em muitas outras coisas, as crianças tem mais facilidade porque seu pequeno cérebro ainda está se formando e são mais maleáveis. Encoraje a criança em sua vida a cantar! Ela vai receber todos os benefícios mentais e físicos do canto que, por sua vez, a ajudará no aprendizado de qualquer instrumento que for tocar posteriormente.

 

Cantar libera endorfinas, aqueles hormônios que deixam um sabor de felicidade no nosso dia. Acima de tudo que falamos aqui, cantar te fará feliz! Então, sempre que tiver a oportunidade, coloque sua música favorita e solte a voz! Você estará fazendo um enorme favor a seu cérebro e corpo.


VOLTAR AOS ARTIGOS

VOLTAR PRA LOJA

Artigo publicado originalmente aqui.