Quanto tempo leva para as cordas novas se adaptarem ao instrumento?

Quanto tempo leva para as cordas novas se adaptarem ao instrumento?

 

Existem vários tipos de cordas e cada uma precisa ser tratada com cuidado para extrair o melhor som. Sejam de núcleo sintético ou núcleo natural (tripa), a grande maioria das cordas precisa de tempo pra chegar ao seu melhor som. Se você é iniciante no violino, pode sentir que o instrumento não soa adequadamente logo que faz a substituição das cordas. Você faz de tudo, reafina, ajusta e arruma, mas parece que a qualidade de som não é a que você procura?

 

Row of violins in a cabinet

 

 

Infeliz com o som do seu violino? O problema não é uma corda defeituosa; é que as cordas ainda não se adaptaram. Deixar as cordas se adaptar é um processo pelo qual todos os músicos passam. Porém, algumas cordas precisam de mais tempo que outras para encontrar suas verdadeiras vozes. Apesar de ser um pouco frustrante se você não está acostumado com a experiência, o processo de adaptação das cordas é importante e aconselhável antes de nos procurar para pedir um jogo de reposição. Aqui estão algumas dicas infalíveis para fazer a adaptação das suas cordas novas.

 

Siga tocando!

 

Fazer a adaptação das novas cordas não é um processo uniforme para todos. Geralmente vai passar entre 3 e 7 dias para as cordas chegarem no ápice esperado. Diferentemente de cordas de tripa, as sintéticas podem inicialmente soar metálicas ou com volume excessivo e ruídos. Esses inconvenientes devem ir diminuindo com o tempo, mas serão alguns dias até que perceba resultados, dependendo do quanto você toque.

 

Algumas pessoas dizem que têm dificuldade pra “agarrar” as cordas novas com o arco, o que pode causar um som pobre e “arranhado”. Se esse é um problema que está acontecendo com você, é possível que não esteja usando breu suficiente para aumentar a fricção entre o arco e o instrumento.

 

Você tem cordas de reserva no estojo?

 

Quando estiver no processo de adaptação, não se surpreenda se as cordas não estiverem produzindo o som desejado. Seja paciente, toque consistentemente e antes que perceba estará fazendo música de maneira espetacular.

 

Aqui na Nostri Cordas temos uma boa seleção de cordas para violino, viola, cello e outros acessórios. Feliz com as cordas que está usando agora? Tenha o hábito de ter cordas extras no estojo. Se uma corda arrebentar ou precisar ser substituída, sempre terá um backup.

 

VOLTAR AOS ARTIGOS

VOLTAR PRA LOJA

 

Artigo publicado originalmente aqui.